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Como uma empresa deve se posicionar em meio à crise?

Sabemos que muitas empresas estão se posicionando no atual momento de crise, causado pela contaminação do coronavírus. Entre erros e acertos, tal posicionamento gera impactos na imagem da organização, por isso, deve ser feito com cautela. Então, qual a maneira correta de se posicionar em meio à crise? 

É preciso ter em mente que cada ação na mídia pode influenciar na formação de opinião pública, sendo assim, todo o cuidado é pouco. Crises apontam momentos delicados, onde é preciso agir de forma sensível durante o posicionamento. Um tom de voz ou uma ação que não vá de encontro com a causa pode se agravar em uma crise de imagem e reputação.

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Solidariedade: Uma ótima forma de se posicionar em meio à crise

Oferecer ajuda é uma ótima forma de se posicionar, principalmente se a causa tiver relação com os valores organizacionais. Doar alimentos, verbas para instituições de caridade ou até mesmo oferecer serviços de forma voluntária são ações que podem fazer a diferença. Quando uma empresa se sensibiliza em ajudar o próximo, mesmo que não haja relação direta, ela mostra um lado mais humanizado. O grande impacto gerado pela solidariedade em meio à crise é na cultura organizacional da empresa, já que ela ficará marcada como uma empresa que ajuda o próximo.

Cultivar relacionamentos com os stakeholders em meio à crise

Uma organização precisará manter o relacionamento com o seu público. No momento de crise, amparar e ajudar colaboradores, marcar reuniões via conferência com clientes, parceiros e prestar apoio à comunidade envolvida pode ser uma maneira de manter ativa a relação com os stakeholders. O posicionamento deve ser pensado no público, jamais deve ser feito se ele for atingir negativamente qualquer uma das partes. Uma forma de se resguardar quanto à isso é comunicar as ações da empresa com os seus públicos, como também os impactos causados.

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Cuidado com o oportunismo

Muitas empresas se posicionam apenas porque suas concorrentes estão fazendo ou simplesmente indo na onda do mercado, o que pode parecer oportunismo. Essa não é uma prática recomendável, pois não passa credibilidade ao público e pode gerar uma crise de imagem para a organização. Na crise do coronavírus, vimos exemplos de CEOs que se posicionaram nas redes sociais e sua opinião repercutiu de forma negativa. Fica claro que o posicionamento deve ser feito com um propósito, caso contrário, não faça. 

Informe-se e monitore o mercado antes de se posicionar em meio à crise

Antes de se posicionar vale se informar sobre a atual situação da crise. O noticiário é um ótimo canal para isso, mas também é preciso monitorar a situação do mercado de atuação, saber se ele foi impactado diretamente e o que as outras empresas do setor estão fazendo a respeito. Algumas organizações possuem boa relação com suas concorrentes e conversam entre si, trocando informações e quais medidas tomadas durante a crise.

Ainda não sabe como se posicionar em meio à crise? Podemos te ajudar, nos mande um e-mail para contato@prcouti.com.br ou acesse nossas redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin

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