Se você tem uma corretora de imóveis e tem buscado novos meios para atrair clientes e vender mais, viemos te apresentar o marketing imobiliário. É a partir dele que são criadas estratégias para divulgar negócios, fortalecer marcas e criar conexões entre empresas e o público do ramo imobiliário.
O Marketing Imobiliário ajuda empresas a atraírem mais interessados e conduzi-los até a conversão para clientes. Neste processo, do anúncio de imóveis até o atendimento, tudo precisa ser devidamente planejado. São várias etapas de marketing que colocarão as construtoras e imobiliárias como líderes de destaque em seu mercado de atuação, desde que sigam planos sólidos.
Neste texto te apresentaremos cinco dicas para colocar em prática e aumentar as vendas do seu negócio. Venha conferir!
O que é Marketing Imobiliário?
O marketing imobiliário é o conjunto de estratégias online e offline que são aplicadas para promoção de uma empresa do ramo de imóveis com o objetivo de atrair leads de venda, aumentar o número de clientes e elevar o faturamento.
Essa estratégia é fundamental para conectar empresas com pessoas em busca desses objetivos. Se tornar visível tem cada vez mais se tornado um desafio na atualidade, é através do marketing imobiliário que você irá buscar maneiras de se destacar nesse mercado tão disputado.
Para isso é preciso saber encantar seu público, transmitir segurança e dar todo o suporte na decisão para um novo lar, e é isso que o Marketing Imobiliário proporciona. E para isso, normalmente, você precisa:
- Desenvolver anúncios de divulgação de imóveis e empreendimentos;
- Definir estratégias de atração de possíveis interessados;
- Desenvolver um relacionamento sólido e mantê-lo com os clientes;
- Prestar suporte ao consumidor, no pré e pós-negócio;
- Criar uma experiência de compra e contratação completa e satisfatória;
- Revisar estratégias de Marketing sempre que possível.
5 Dicas para seu negócio vender mais com o Marketing Imobiliário
Agora que você já aprendeu o que é o marketing imobiliário, vamos às dicas para fazer o seu negócio crescer e vender cada vez mais.
Faça um planejamento de marketing
Antes de qualquer ação ser tomada é preciso fazer um planejamento de marketing, onde será analisados os seguintes ponto:
- Defina o seu objetivo;
- Entenda quais as plataformas é desejável que seu negócio esteja;
- Compreenda o seu público e onde ele pode ser encontrado;
- Estude os concorrentes;
- Crie juntamente com a equipe de marketing as estratégias a serem aplicadas;
Invista na internet
Com o planejamento feito, fica muito mais fácil entender as oportunidades que o seu empreendimento pode ter e o entendimento do cenário atual, podemos ver que a necessidade de estar na internet com implementações tecnológicas é inegável. Por isso, a segunda dica para você empreendedor é: Invista na internet.
Site
O primeiro passo para seu negócio entrar no meio digital é ter um site preparado para converter visitantes em leads, ou seja, clientes em potencial, e mais tarde converter também esses leads em clientes.
O site deve ter conteúdo pensado para chamar a atenção do internauta, resolver suas dúvidas e fazer com que ele feche parceria com sua imobiliária. E tudo isso trabalhando com plataforma responsiva (adaptado para qualquer tela que acessar).
Afinal é através dele que o público conseguirá enxergar o valor dos seus serviços, e você terá controle total sobre a mensagem a ser passada.
Plataformas Imobiliárias e Portais
Outra ferramenta que também pode te ajudar são as plataformas imobiliárias e os portais voltados para a compra e venda de imóveis. Eles já vem dominando o meio digital e muitos foram feitos pensando justamente em criar uma negociação direta entre empresas e clientes. Então por que não aproveitar para marcar presença também nesses portais? Eles atraem muito tráfego qualificado e já estão prontos para a compra, são fáceis de usar e trazem ferramentas úteis.
Aposte no Inbound Marketing
Para você que busca vender mais, o método do inbound marketing pode te ajudar nessa missão, pois ele possibilita a geração de valor logo no primeiro contato, fazendo com que a pessoa se torne, além de cliente, uma defensora de sua marca.
Essa estratégia é composta por 4 fases, são elas:
- Atrair visitantes
- Converter visitantes em leads
- Fechar vendas
- Transformar esses clientes em fãs verdadeiros da marca
Saiba quanto custa uma assessoria de imprensa para o seu negócio imobiliário
Divulgue os imóveis por meio do Marketing Imobiliário
Outro ponto importante é a divulgação dos imóveis. Não se limite ao seu site com landing pages, busque plataformas, como as redes sociais, onde você consiga trabalhar com vídeo, foto e anúncios.
Uma curiosidade: Você sabia que a Cisco.com fez uma pesquisa que apontou que os vídeos serão 82% de todo tráfego da internet até 2022? Isso significa que, cada vez mais, usuários têm mostrado engajamento com esse tipo de conteúdo.
No mercado imobiliário é muito mais viável o comprador se interessar ao ver o imóvel por um vídeo, onde a visão do local dificilmente é diferente da vista pela tela do celular.
Mescle também as postagens entre vídeos e fotos. Boas fotos, com bons ângulos é impossível resistir e não querer ver mais. Afinal, no ramo imobiliário o visual faz toda diferença.
Marketing Imobiliário: Relacionamento com o público
O penúltimo tópico traz uma relação mais humana. Quando buscamos por um lar é vital que todas as dúvidas sejam sanadas de forma clara e que sintamos segurança e confiança no vendedor. E para isso o relacionamento com o cliente deve ser o melhor possível.
Responda o seu público o mais rápido possível, seja por e-mail, redes sociais ou pelo formulário do site, busque sempre estar à disposição para sanar as dúvidas e dar um ar de acolhimento. Isso te dará uma posição de destaque.
Garanta que seus canais de comunicação estejam funcionando corretamente, que seu site carregue rapidamente, que seja responsivo e que seu formulário de contato seja prático e efetivo.
E não se esqueça que um bom atendimento no início pode te trazer um cliente, no meio do processo um cliente satisfeito e no pós venda um cliente fiel.
Análise de resultados no Marketing Imobiliário
Diante de todas essas dicas, e seus esforços dedicados a cada ponta dos processos é necessário ainda analisar os resultados para saber se suas estratégias estão surtindo efeito. Essa ação deve ser feita de tempos em tempos e de forma periódica, para que assim possa ser feito ajustes caso precise.
Reveja os dados que coletou com a análise feita e revise o que está dando certo ou errado na sua estratégia. A ideia é que você sempre evolua em seus esforços de identificar os problemas e desejos do público e oferecer algo que seja relevante para ele.
O resultado disso dirá se a sua empresa conseguirá se manter sempre forte, fazendo uso das melhores técnicas de marketing e vendas.
Coloque essas dicas em prática e veja novos clientes aparecerem. Caso você possua dificuldade com esses canais, conte com empresas especializadas em comunicação e marketing que poderão te ajudar nessa trajetória. Afinal, a contratação de uma agência pode te aliviar de alguns processos e criar ainda mais notoriedade para o seu negócio no mercado imobiliário.